Novena de Pentecostes – dia #06 – 19 de maio – Quarta feira

Porfsweb

Novena de Pentecostes – dia #06 – 19 de maio – Quarta feira

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas (1, 39-56)
Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre.» Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a sua casa

Nove dias para receber o Espírito Santo – faltam 4
Este episódio da vida de Maria segue-se imediatamente à Anunciação em que Maria recebeu uma efusão do Espírito Santo. O Espírito cobriu-a com a sua sombra e ela concebeu o Salvador do mundo. Mas, no anúncio do anjo, foi também referido o facto da sua velha prima estar grávida de seis meses. Qual é a reação de Maria sob a ação do Espírito Santo? É a compaixão pela sua prima. Nada de centrar-se sobre si mesma, ela está cheia de caridade, e sem pensar no início da sua gravidez, mete-se a caminho para ir ajudar Isabel. Contemplemos Maria, modelo de caridade. Contemplemos a ação do Espírito Santo nela, Espírito de amor e de caridade, que a leva a tornar-se disponível, mesmo se ninguém lho pediu. O resultado desta disponibilidade, é a descida do Espírito Santo sobre Isabel e sobre a criança que exulta no seu seio. Isabel lança um grito de admiração: «Como é que vem até mim a mãe do meu Senhor?». Também nós, acolhamos Maria; deixemos que ela nos visite. Ela atrairá o Espírito Santo sobre nós como fez com Isabel.

Ação proposta : viver a caridade junto dos mais pobres
1. Faz um ato de caridade à tua medida e volta-te especialmente para Maria neste dia. Partilha-o com alguém.
2. Escreve uma pequena oração (2 linhas) ao Espírito Santo em ligação com a decisão deste dia.

Cântico proposto:

Sobre o autor

fsweb administrator

1 comentário

Ana Lídia Da Clara Rita SangongoPublicado em7:32 pm - Mai 20, 2021

Senhor Jesus lhe confio o meu ser, ajuda-me a estar disponível a Te amar e aos irmãos com atos concretos. Preciso da Tua força para que possa Te anunciar no meio da adversidade.

Deixar uma resposta