Novena de Pentecostes – dia #04 – 17 de maio – Segunda feira

Porfsweb

Novena de Pentecostes – dia #04 – 17 de maio – Segunda feira

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João (16, 29-33)
Disseram-lhe os seus discípulos: «Agora, sim, falas claramente e não usas nenhuma comparação. Agora vemos que sabes tudo e não precisas de que ninguém te faça perguntas. Por isso, cremos que saíste de Deus!» Disse-lhes Jesus: «Agora credes? Eis que vem a hora e já chegou em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!»

Como um bom treinador, Jesus prepara os seus discípulos para a prova. Ele sabe que, vivendo no mundo, eles vão conhecer dificuldades, fracassos, sofrimentos, tentações de todas as espécies. Tudo isto os podia levar ao desencorajamento. Ora Jesus quer que os seus discípulos não percam a coragem. Antes de dar a sua vida na cruz, ele pede-lhes coragem. Esta coragem está ligada ao dom da fortaleza do Espírito Santo. Ela apoia-se também sobre a esperança da vitória que Jesus anuncia: Ele é vencedor do mundo. Em Jesus e com Ele, nós somos vencedores, nada nos pode atingir. É por isso que em Jesus nós podemos receber a paz que vem da certeza da vitória, adquirida uma vez por todas.

Ação proposta : crescer no amor.
1. Pedir ao Senhor para descobrir, de uma forma nova, o amor com que Ele me amou. Contemplar Jesus na cruz que dá a sua vida por amor, que derrama rios de água viva e que é vencedor do mal!
2. Interrogar o Espírito Santo, Espírito de amor, para fazer um pequeno ato de amor em resposta ao amor infinito com que sou amado.
3. Escrever um acontecimento forte no meu itinerário de fé, um momento em que fiz a experiência da sua presença real na minha vida.
4. Escrever uma pequena oração (2 linhas) ao Espírito Santo em ligação com a decisão do dia.

Cântico proposto:

Sobre o autor

fsweb administrator

Deixar uma resposta