Vocação : dar Jesus ao mundo

EMANUEL: O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

Emanuel, Deus connosco é antes de mais o mistério da Encarnação: Deus que vem resgatar os seus filhos e que, para os salvar, se faz um deles, um de nós. Proximidade e pequenez incríveis: Cristo Jesus, Deus eterno, o Rei da glória, escolhe para se juntar a nós não só
“o revestir-se da nossa carne” com as suas fraquezas. Ele que é fonte da luz, quis submeter-se em tudo às leis da natureza e da vida humana – com excepção do pecado – para estar connosco.
O nascimento de Jesus começa com a renúncia de Maria ao projecto legítimo de uma gravidez tranquila. É negado um lugar na estalagem a Maria e a José. O Filho de Deus que vem ao mundo numa humildade extrema. A pobreza deste nascimento é uma realidade e constitui para os membros do Emanuel um apelo à graça que abre os olhos e o coração.
E eis que somos convidados a acolher um recém-nascido, condicionado pela sua natureza a uma dependência total. Acolher e contemplar Deus Encarnado como contemplamos uma criança, é maravilhar-nos perante esta simplicidade que torna tão próximos o céu e a terra, e o mistério do dom de Deus tão acessível. O Emanuel é uma criança que devemos contemplar e a descobrir na alegria, quase tocar… Admiremo-Lo sem receio, em toda a Sua plenitude, na Sua semelhança com o Pai…este Menino é Deus a quem adoramos.

CADA DIA É NATAL

Dois aspectos essenciais rodeiam a vinda do Emanuel:
* A alegria: a alegria de um nascimento, a alegria de Maria e José; mais ainda a alegria de saber que a humanidade é visitada pelo seu Salvador.
Para um membro da Comunidade, há como que uma permanência da graça do Natal. De
certa maneira cada dia é Natal, porque cada dia acredita e anuncia, como os anjos, os pastores
e os magos, que o mundo, apesar das aparências, tem um salvador. Assim, seja qual for a situação de provação, de combate ou de pura alegria, esta realidade de fé é motivo de louvor.
O louvor não é nem uma técnica, nem uma fuga das dificuldades; é sim um acto de fé: Deus dá-nos a salvação. O louvor é uma arma de combate, uma fonte de força pois “Deus habita o louvor do seu povo” (Sl 22, 4) E a alegria é renovada.

* Muito próxima do louvor, a adoração constitui uma das graças fundamentais da Comunidade Emanuel.”Vejamos o que aconteceu”” (Lc 2, 15), diziam os pastores, e viram. Também os magos “viram o Menino e Sua Mãe, e prostrando-se, O adoraram” (Mt 2, 11).
Assim cada membro da Comunidade é chamado a reconhecer o verdadeiro Deus na humanidade de Jesus e como eles, a deixar-se instruir na silenciosa luz do presépio. O presépio é também a Eucaristia: um Deus que se entrega, disponível, humilde. ”Na Sua luz, nós vemos a luz”.
Jesus convida-nos a darmo-nos com Ele ao mundo. “Quando O viram começaram a anunciar o que lhes tinha sido dito a respeito daquele Menino. E todos os que ouviram se admiraram do que lhes disseram os pastores” (LC 2,17) “ E os pastores regressaram” (Lc 2, 20) ao seu trabalho e os magos voltaram também para o seu país e para as suas pesquisas. Esta é também a realidade dos membros da Comunidade. Esclarecidos e profundamente transformados por este contacto directo com Jesus na adoração, cada um, volta para a sua vida quotidiana… com Jesus…para dar Jesus ao mundo.

Martine Catta, co-fundadora da Comunidade Emanuel